quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1º dia da jornada

Nosso dia começou cedinho depois de 10h de sono.

Seguindo nossa programação partimos rumo à Lapa Doce (que não estava na nossa lista anterior) e Pratinha em Iraquara. Lá fomos nós alegres e ansiosas pelos nossos passeios. Nos falaram que seguindo a BR 242 viraríamos à direita, o problema foi que esqueceram de avisar que saindo de Palmeiras, chegando na BR deveríamos dobrar à esquerda para Iraquara que fica depois daqui só que fizemos o contrário e 32 km depois chegamos a.....Lençóis!!!! Pois é, pela 1ª vez nos perdemos (Jequié não conta). Pelo menos não perdemos a viagem pois paramos na estrada e tiramos fotos lindas do Pai Inácio.

Depois de tomarmos o rumo certo chegamos ao nosso destino.

Iraquara é considerada a cidade das grutas por aqui, segundo nosso guia Kau, da Lapa Doce, são mais de 100 grutas na região da cidade mas apenas 8 são abertas à visitação.

Lapa Doce, lugar que fomos sem saber ao certo o que era e que foi uma surpresa, de início amedrontadora que nos deixou (eu e Bel) de pernas bambas, mas que será uma das coisas que nunca esquecerei na vida. Para chegar na gruta andamos a pé por uma estrada de chão e depois por uma descida de pedras, uma canseira que só. A gruta tem 850m é uma caminhada de 360ºC que pareciam ser 8500m. Tirávamos as fotos sem ao certo saber como ficaríamos e muito menos de onde estávamos tirando, era uma escuridão total que era só iluminada pelas nossas lanternas. Depois desta caminhada de quase 9KM, ops, 850m enfim a luz no fim do túnel, mas ainda nos reserva uma linda subida íngreme. No final valeu muito a pena o passeio.

A Pratinha fica para o mesmo lado da Lapa Doce, no percurso algumas crianças gritaram o caminho pra gente, pois quuuuase passamos da entrada certa. Na gruta da Pratinha só é permitida a flutuação, lá encontramos uns infelizes patos que teimavam em ficar perto da gente (...pausa... eu e Mirian em pânico neste momento), depois do outro lado caímos na água mais do que transparente. Precisávamos ir pra Gruta Azul entre 14 e 15h pois é o horário que entra a luz do sol que cria o efeito azul na água...muito muito lindo. Confesso que esperava mais do lugar, mas mesmo assim nossas máquinas não conseguiram captar o que nossos olhos viram. Fascinante!

Depois das grutas fomos pro Pai Inácio. Que lugar! Que vista! Que medo! Subimos "correndo" porque ficamos com receio de não conseguir ver o por-do-sol. Nunca me cansei tanto na vida, mas a prêmio por tanto esforço valeria e VALEU muito à pena. Sem palavras pra descrever este momento.

Bom, este foi um pequeno resumo do nosso dia (cada lugar merece, e terá, um post só dele), amanhã nossa guia amadora, Flávia, chegará para partimos rumo a Lençóis e continuar nossa mochilagem fotográfica aventureira.


Lapa Doce




Gruta Azul



As mochileiras no topo




O esperado



3 comentários:

Tanzinha disse...

Pensei que iria dormir sem esse post!
Mas para perdidas e desencontradas vocês estão bem na fita!! Quero mais fotos! :)

Bel disse...

Só reforçando: a expressão "pernas bambas" não é figura de linguagem. As pernas tremiam de verdade, côdelôco!
E, sim, as fotos da Gruta Azul e da Lapa Doce não refletem 1/10 do que nossos olhos viram!!!

Bel disse...

Tam, tem foto DEMAIS... amanhã atualizaremos o flickr e as fotos estarão na página "Galeria"!!!
Bjooo