sábado, 6 de agosto de 2011

Dicas de roteiros pela Chapada

Como hospedagem em Lençóis tá cara, as meninas optaram por “montar base” em Palmeiras. Beleza! Mas aí eu resolvi perguntar qual seria o roteiro delas nos primeiros dias, pra que eu pudesse programar a rota dos últimos dias.

Tsc tsc tsc Vejam as respostas que recebi por e-mail:

“kkkkkkkkkk
E QUEM SABE pra onde nós vamos antes de vc chegar??? É vc que é a "metida a guia", né não??? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bel”

“kkkkk
E vc acha que a gente sabe pra onde vai Flávia?? kkkk Vamos ter q rever seus emails passados pra pegar as dicas rsrs. Falo por mim, né? Rs
Bjoo
Mirian

Pra quem não leu ou não lembra das minhas dicas iniciais, aí vai uma parte do e-mail, com dicas de roteiros pela Chapada:

“(...)
LençóisJá fui algumas vezes lá. Tem rios, cachoeiras, salão de areia, a cidade é legal... dá pra fazer as trilhas naquela região sem precisar de guia. Da última vez paguei R$ 25,00 na suíte com café da manhã. Não era luxuoso, mas dá pra tomar banho quente e morgar depois da paletada numa boa. De lá dá pra retornar pra BR e subir o Morro do Pai Inácio, Visitar a Pratinha, Mucugêzinho, Garganta do Diabo...

Palmeiras – Próximo a Lençóis. Dá acesso ao Vale do Capão, onde tem uma galera mais alternativa, comidinhas mais naturais. O astral lá é bem legal e dá pra tomar banho em umas cachoeiras facinhas de chegar. Lá podemos subir a trilha da Cachoeira da Fumaça (2 hs pra subir, 2 pra descer ou mais. Depende da nossa disposição), comer pastel de palmito de jaca... Estive lá no São João, mas nem fiz trilha. Então, a depender do lugar, precisaríamos contratar alguém. A hospedagem sai pelo mesmo valor de Lençóis ou até mais barato, mas a infraestrutura é tipo espelunca e o chuveiro quente não esquenta. A estrada de Palmeiras pro Capão é puro barro, mas dá pra ir na boa.

Rio de Contas - não me garanto nas trilhas, mas um amigo do meu ex-gordinho é guia lá e pode nos ajudar. A cidade por si só é liiinda. Tem a antiga estrada real, vilas de quilombolas e comunidades só de descendentes europeus (que não se misturam), alambique onde fazem a Cachaça Serra das Almas com casinhas nas árvores, rios, cachoeiras, arquivo público, muuita história e, se vocês quiserem, o Pico das Almas (eu já fui e não faço questão de voltar, pela canseira que dá). Não sei quanto custa a hospedagem. Mas dá-se um jeito.

Iaçutem o rio que dizem ser bem bacana, a toca do Norberto onde podemos ver algumas orquídeas; tem o distrito João Amaro com história fantástica, com direito a ruínas de forte utilizado nas batalhas dos bandeirantes e tem igrejinha construída pelos jesuítas e grupos de reis, samba de roda, rezadeiras na zona rural. Tenho uma colega que é de lá, então posso articular em espaço no sofá pra nós 3 ;)

Ruy BarbosaLá tem o Morrão bom de escalar. É onde o povo paga promessa ou vai só pela vista. (…) depois irmos para Andaraí, Mucugê (cidade cheia de flores, cemitério Bizantino, Projeto Sempre Viva) e Igatu, que tem casas de pedra abandonadas. A estrada para Igatu (tanto saindo de Mucugê, quanto de Andaraí é punk. Mas vale o passeio. Já fui nessa região e iria novamente porque não deu tempo de turistar.

Morro do ChapéuTem cachoeiras, um centro de ufologia (dizem que pousa disco voador lá hehehe), a cidade foi uma das primeiras construídas seguindo o modelo urbano Europeu, por conta da atuação do Coronel Dias Coelho (primeiro Coronel Negro). Tem também manifestações religiosas e culturais (…).”

Bom, aí estão minhas dicas pras meninas e para os outros aventureiros que quiserem enveredar pela Chapada Diamantina. Mas não sigam meus conselhos. Contratem um guia :)

11 comentários:

Bel disse...

Eita! Em 4 dias a gente não faz nem 1/3 disso...
É, galera, a coisa tá tão bonita, que chega tá feia... selecionar os passeios vai ser dureza de Creuza!!!

Bel disse...

Tô fora da Cachoeira da Fumaça, mas o Morro do Pai Inácio eu enfrento. E a Pratinha tb!

Luci Hora disse...

Meninas, vcs já pensaram em acampar?
O custo é beeeeeeeeeeem menor e há campings super bacanas!!! Se quiser, posso indicar alguns! =*

Bel disse...

Ai, Luci, não inventa de acampar, não, que nós somos mochileiras, mas mochileiras sedentárias. E eu, particularmente, mochileira sedentária E IDOSA. Tô foooora de camping! Um albergue tá de ótimo tamanho!!! ;)

Bel disse...

PS- Eu ia dizer "mochileiras frescas", mas aí depois alguma podia reclamar... huaahuahauha

Miliane disse...

Mais um email pra ser impresso.

Miliane disse...

Eu até tenho acampar em minha lista de 101 coisas pra fazer, mas só de pensar no frio que poderá fazer por aquelas bandas, perco a coragem e a vontade. Quem sabe um dia, por uma noite!? =D

Bel disse...

Eu nunca tentei, e nunca desejei. [acampar] Continuo não desejando...

Luci Hora disse...

O frio é uma realidade!! #FATO
Eu peguei 7º de madrugada por lá!!
hahahaha...

Mirian disse...

Tb tenho vontade de acampar...mas acho que é melhor deixar pra depois....rsrs A outra semana é de trabalho, nunca se sabe =P

Miliane disse...

7ºC!?!? Cobertinha básica na mochila.