terça-feira, 16 de agosto de 2011

Passeios–Parte 2

Poço Azul – Esse não podemos perder. Temos mesmo que fazer contato com o guia Feijão, dica de Flávia, telefone já anotado. Vejam o relato de quem já foi:

Localizada no centro do território baiano, na Chapada Diamantina, a cidade de Nova Redenção é banhada pelo rio Paraguaçu (maior rio genuinamente baiano), possui diversos atrativos como o Balneário da Peruca, a Gruta do Roncador, o Lago da Piranha, a Trilha do Socó e a Pedra da Arara, mas sua principal atração é o Poço Azul.

O Poço tem 80 metros de extensão, com duas cavernas de 20 m², mas a flutuação só é permitida na parte da frente, que é delimitada por cordas. Pode-se mergulhar com o auxílio de máscaras de mergulho e coletes para observar as formações rochosas lá embaixo.

O Poço Azul surpreende pela transparência de suas águas e pelo tom azulado que elas têm quando os raios do sol entram por uma fresta na gruta. De acordo com o Guia, elas ficam prateadas em noite de lua cheia. Ao mergulhar o rosto se tem a impressão de estar lá no fundo, a nitidez é tamanha que temos a sensação de poder tocar o que estamos vendo, mesmo com a profundidade que chega a 16 metros. O cenário é encantador e o banho relaxante, infelizmente temos pouco tempo para desfrutar, cerca de 25 minutos para cada grupo de 12 pessoas.

O acesso é facílimo. Alguns metros em uma trilha de terra, uma escada e já se chega no píer construído dentro da gruta, onde podem se preparar para o mergulho.

O sítio em que se encontra o Poço é bem estruturado, com restaurantes, lanchonetes e banheiros à disposição.

Gostei da parte de “o acesso é facílimo”. As fotos que vi do Poço Azul me deixaram com vontade de comprar uma câmera aquática descartável. Juro que se encontrar nas lojas daqui eu compro!

5 comentários:

Mirian disse...

Já temos um mapa rodoviário da Bahia que comprei na banca de revista!!!!
\o/

Miliane disse...

Vídeo do poço azul. Tati (amiga) que mandou pra mim, Hélio esteve por uns tempos na Chapada (mandei email pra ela pedindo dicas, mas até hj).
http://www.youtube.com/watch?v=lSMXgQlCzO8

Mirian disse...

Ah, Mili...se for esperar Tati a gente vai e volta umas 3 vezes e ela não responde o email rsrs

Favuca disse...

Quando eles dizem que fica em nova redenção, não quer dizer na cidade, viu meninas? Aliás, foi esse que eu falei que podíamos ir de Andaraí, do rapel, lembram?

Miliane disse...

hahahhaha
Flávia, tu é muito doida. A gente falando do poço azul, vc não entendendo e muito menos nós o que vc dizia.