sábado, 20 de agosto de 2016

O Poço da Donana

O município de Andaraí tem no seu entorno diversos picos legais para curtir, como o Poço Azul e o Pantanal Marimbus. Na saída da cidade, sentido Mucugê, tem o Poço da Donana. Lugar lindo, silencioso, ótimo pra tomar banho e de fácil acesso. Não houve cobrança de taxa e chegamos lá sem guia.

Quem quiser visitar este poço, basta estacionar o veículo à direita (sentido Mucugê) antes da ponte grande que passa sobre o Rio Paraguassu (aqui se escreve assim e nós já escrevemos sobre isso também no blog). Tem espaço apropriado para estacionamento na Toca do Morcego (local que vende artesanatos e lanches). Depois é só seguir a pé pelo acesso à direita, margeando o rio.

Logo se chega em um mirante de onde se avista parte do poço, a cachoeira e a grande ponte. Os preguiçosos de nível altíssimo se sentirão satisfeitos com a vista. Mas nada como um banho na cachoeira para sentir que todo o esforço vale a pena sempre.


Seguindo pela lateral do rio, setas pintadas em verde nas pedras e na construção da barreira indicam o caminho. Quem tem dificuldade para andar, pular, etc, sugiro tomar banho no local onde está a barragem. Mas para quem aguenta o peso do corpo, o melhor é seguir adiante. Haverá um muro que terá que descer dando um pulinho (e na volta subir, é claro, impulsionando o corpo). Após alguns metros, caminhando entre as rochas e se chega a parte mais larga  do poço. Uma delícia de lugar!




Fiquei horas observando a paisagem, os passarinhos caçando borboletas e tentando fotografá-los. Foi preciso criar coragem pra dar um mergulho naquela água gelada, mas o banho é revigorante.

Como o Poço da Donana é margeado por imensas rochas, não há sombra na beira. Para aguentar o calor, o jeito é beber bastante água, tonar banho e se abrigar entre os arbustos que estão mais afastados

Nenhum comentário: